O Grupo dos 20 é um fórum internacional que reúne os principais líderes econômicos dos países mais ricos do mundo para discutir questões globais relacionadas à economia, finanças e desenvolvimento sustentável.
Criado em 2008, o grupo teve como um de seus fundadores o Brasil. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva representou o Brasil na primeira reunião do G20, em Washington.
Durante as reuniões, o Brasil, representado por suas autoridades, defendeu pautas como: reformas no sistema financeiro mundial, importância da cooperação internacional para superar crises, necessidade de reformas do FMI, importância da transparência fiscal, promoção do desenvolvimento sustentável, ações para combater o terrorismo, entre outras.
Fazem parte do G20 os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, além da União Europeia e da União Africana.
O Brasil assumiu a presidência do grupo em 2024. A rotação da presidência ocorre de ano em ano pelos países membros. O país colocou como prioridades a reforma da governança global, o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões (econômica, social e ambiental) e o combate à fome, pobreza e desigualdade. Por ser o atual presidente do G20, o Brasil é o país sede do fórum esse ano.